PARA LER E REFLETIR

NÃO POSSO, NÃO QUERO, VOU TENTAR

NÃO POSSO era um rapaz muito covarde e preguiçoso, quando lhe pediam que fizesse alguma coisa, dizia que não podia, não tinha tempo, mesmo sem ter experimentado. Se lhe faziam alguma pergunta, respondia “não sei”. Se tinha que estudar uma lição saia com esta: “ não posso”.
NÃO QUERO não era preguiçoso, nem estúpido, mas tinha um mau gênio, era teimoso. Se lhe passava pela cabeça não fazer coisa alguma, não havia meio de convencê-lo a mudar de idéia. Se NÃO QUERO ficava amuado, seus colegas não conseguiam levá-lo por mais que insistissem a uma excursão ou a um divertimento. Aborrecia os outros só por que queria fazer o que bem entendesse, em tudo, por tudo. Ninguém gostava dele.
VOU TENTAR era um rapaz franzino e pequeno, mas tinha ânimo e persistência. Estava sempre pronto a tentar o sucesso. Costumava dizer: “não sei se posso, mas vou tentar”. Algumas vezes não conseguia, mas quase sempre era capaz de fazer o que experimentava. Um dia, interrogado na sala de aula, respondeu: “não sei o problema, mas vou tentar”. E o mestre: “é o que eu quero dos jovens, que queiram experimentar sua capacidade”.
Nos estudos VOU TENTAR era o primeiro da classe, NÃO POSSO era o último e NÃO QUERO abandonou a escola.
Hoje estão homens feitos: NÃO POSSO é empregado de um senhor muito exigente chamado PRECISO. NÃO QUERO é soldado raso que obedece ao capitão DEVE e VOU TENTAR é sócio da grande firma FELIZARDOS E CIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos e comentários!