Sermos pais é uma aprendizagem constante

O que te faz feliz? Esta foi a pergunta que me peguei fazendo de repente. Estava pensando em minha filha que saiu com duas amigas e quando eu perguntei para onde ela ia, simplesmente me disse que ainda não sabia, me deu um tchau e desceu as escadas do prédio. Os filhos crescem, tornam-se independentes e então percebemos que não somos mais tão necessários assim... Pelo menos na vida deles.

Não é fácil ser pai e/ou mãe de filhos adultos. Aprendemos o tempo todo na prática  a ser pais, primeiro aprendemos a cuidar de um bebê, depois de uma criança, aí então vem a loucura da adolescencia e após sobreviver a tudo isso vem a próxima etapa, ser pai ou mãe de um filho adulto. A primeira sensação é a de missão cumprida e depois começam as sensações de angústia, solidão... A angústia é maior quando se cria um(a) filho(a) sozinha. Por mais que se tente ser mãe e pai, não conseguimos, ou somos mãe ou somos pai. Depois da sensação de angústia por perder o “comando” da vida dos filhos, vem a sensação de solidão, e até mesmo de abandono. Aí então se deve tomar cuidado com a depressão, que possivelmente está rondando.

Mas o que fazer para não cair na solidão e depressão quando os filhos saem do cerco de proteção dos pais? Bem... Resta lembrar que estamos vivos e que uma nova etapa está começando. Quem sabe agora dá pra fazer aquela viagem sempre adiada? Ou aquele curso de inglês tão desejado? Ou aprender tocar um instrumento musical que sonhava? Se matricular numa academia e se cuidar. São tantas coisas que podem ser vividas! Se não conseguir seguir sozinho, busque ajuda , faça terapia, ore a Deus , converse com seu companheiro(a), mas não deixe de viver. Vale a pena sempre buscar ser feliz. Cada tempo que passa, uma nova fase de vida chega e precisamos rever pensamentos, comportamentos, sonhos e então seguir adiante.

No dia de hoje faça algo prazeroso pra você. Viva cada momento como único e especial. Saboreie sua fruta preferida com tranqüilidade, assista um bom filme, abrace as pessoas que fazem parte de sua vida, telefone para alguém que está há tempos sem ter notícias, visite um amigo, envie e-mail para seus contados com uma frase de otimismo, tenha atitudes de amor para com o próximo, faça uma oração de agradecimento a Deus por estar vivo e se permita ser feliz. Afinal de contas... sempre seremos pais e os filhos sempre serão filhos.

Abraços.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos e comentários!